15 de fevereiro de 2012

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA TIREOIDE (HIPOTIREOIDISMO, HIPERTIREOIDISMO, TIREOIDITE DE HASHIMOTO, SINDROME DE GRAVES, HIPOTIREOIDISMO PRIMÁRIO, HIPOTIREOIDISMO SECUNDÁRIO)

– NOVOS CONHECIMENTOS NOS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DO METABOLISMO DOS HORMÔNIOS TIREOIDIANOS NO CONTROLE DOS LÍPIDES (COLESTEROL TOTAL, MAU-COLESTEROL, BOM-COLESTEROL, TRIGLICÉRIDES) NO ORGANISMO; ENDOCRINOLOGIA-NEUROENDOCRINOLOGIA. DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA V. CAIO.





Os hormônios tireoidianos tem um importante papel na termogênese (produção de calor) e controle dos lípides (colesterol total, mau-colesterol, bom-colesterol, triglicérides) no organismo, aqui observamos a evidencia da triiodotironina (T3) no controle do metabolismo dos lípides através dos receptores dos hormônios tireoidianos, observados recentemente. Achados recentes mostram que o metabolismo lipídico é controlado por receptor de hormônio tireoidiano semelhantes, em um tecido de certa maneira independente, que foi recentemente descoberto em laboratório genes mutantes idênticos ao gene Thra (Thra1pv) ou ao gene Thrb (Thrbpv).mutação no gene Thra diminuiu de forma dramática o volume do tecido adiposo e do fígado, no entanto a mutação do gene Thrb aumentou de forma significativa o volume de tecido adiposo no fígado, mas não aumentou de forma importante o tecido adiposo do subcutâneo. Foi mostrada que a ação do gene da enzima lipogênica (responsável pela formação de gordura) está diminuída no tecido adiposo branco do gene Thra1pv, mas não no gene Thrbpv. Marcadamente o aumento da ação da enzima lipogênica e a diminuição da atividade da oxidação dos ácidos graxos contribui para a esteatose hepática (gordura no fígado) e acúmulo de lípides no fígado devido ao gene Thrbpv. Em contraste, a redução da ação de genes críticos para a lipogênese (formação de gordura) mediam a diminuição da quantidade de lípides no figado. Fica claro que, receptores de hormônios tireoidianos mediam diversos efeitos de alteração do metabolismo dos lípides. Ambos receptores semelhantes de hormônios tireoidianos contribuem para as alterações dos lípides no hipotireoidismo. Estas avaliações sugerem que os receptores de hormônios tireoidianos podem ser utilizados como terapêutica para anormalidades lipídicas. 


AUTORES PROSPECTIVOS 

Dr. João Santos Caio Jr.

Endocrinologia – Neuroendocrinologista

CRM 20611 



Dra. Henriqueta V. Caio 

Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930


Como saber mais:
1.A melhora intelectual é importante com reposição de HGH em pacientes que apresentam deficiência do HGH...
2.A reposição de HGH é importante para a melhora da qualidade de vida em pacientes em torno dos 50 anos...

3.Qual medida é mais importante, o IMC ou a R C/Q...
AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOBRAFICA.


Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr, Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Dra Hrenriqueta Verlangiere Caio, Endocrinologista, medicina interna – Van Der Häägen Brazil, São Paulo,Brasil. 
J Endocrinol. 2010 novembro; 207 (2) :125-6
Foi JA , R Ribeiro .Departamento de Endocrinologia, Oxford Centro de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo, Hospital Churchill, da Universidade de Oxford, Estrada Velha, Headington, Oxford OX3 7LJ, Reino Unido.

Contatos:
Fones: 55(11) 5572-4848 - (11) 2371-3337 ou 9.8197-4706 - TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com 

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
 https://twitter.com/crescerei2